Anna Letícia Azevedo
Produção dirigida por Manoela Barbosa foi exibida nos pousos dos dias 9 e 10 e retrata a devoção e os rituais da festa tradicional do distrito goiano
Durante a edição de 2025 da Folia de Reis no distrito de Corumbajuba, zona rural de Orizona (GO), os pousos dos dias 9 e 10 reservaram um momento especial aos participantes: a exibição do filme Folia de Reis de Corumbajuba. Pela primeira vez, moradores e foliões puderam ter uma sessão de cinema ao ar livre e assistir juntos à produção que retrata, com sensibilidade e fidelidade, os rituais, a fé e a força coletiva que mantêm viva uma das manifestações culturais mais significativas da região.
Dirigido por Manoela Barbosa e produzido pela Skambau Produções, o filme foi viabilizado por meio do Edital de Patrimônio Material e Imaterial do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC 14/2023), do Governo de Goiás. A obra busca homenagear a comunidade e valorizar a cultura popular, com foco na fé, nos ritos e nas pessoas que mantêm viva a Folia de Santos Reis no distrito.
A exibição emocionou os presentes, especialmente os próprios foliões que se viram retratados na tela. “Ainda não tinha visto, foi a primeira vez. Quando teve a exibição em Corumbajuba eu não pude ir, mas agora tô vendo. Ficou bom, é emocionante de ver”, afirmou Pedro de Paula Miranda, o primeiro capitão da Folia.
Para Mariana, responsável por carregar a estrela da folia, o filme tem valor simbólico e histórico: “Para nós da folia é o retrato da fé, né? É um filme que, daqui a muitos anos, o pessoal vai ver e vai sentir saudades dos tempos de hoje”, declarou. “A gente ficou muito grato, porque mostrou o que é a nossa cultura, a nossa folia, que é uma cultura muito boa, de fé”, completou.
Leidiane Oliveira, filha da dona Terezinha, anfitriã do pouso do dia 09, compartilhou sua impressão sobre a experiência de assistir o filme sobre a Folia de Reis de Corumbajuba, durante um pouso da Folia na casa da sua mãe, “Foi uma experiência única poder assistir o filme ao ar livre, diferente de qualquer coisa que eu já tinha vivido, foi tudo muito bom”, relata.
A iniciativa reforça a importância do registro audiovisual como ferramenta de preservação e valorização da memória coletiva, e confirma a força da cultura popular como expressão viva das comunidades do interior goiano.



Em meio às andanças e pousos da Folia, a comunidade de Corumbajuba vive um momento especial: uma sessão de cinema ao ar livre, unindo tradição e novas experiências sob o céu estrelado. Foto: Roger Martins